Responsável por exportações da ordem de US$ 1 bilhão por ano ao Reino Unido, o agronegócio brasileiro tem grande potencial para avançar nesse mercado, após sua retirada da União Européia.
As perspectivas são de grande crescimento, na ordem de 5 vezes e podendo chegar até US$ 8 bilhões por ano, segundo análise do Comitê de Agronegócios da Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil (Britcham).
Em maio de 2020, o Reino Unido anunciou que, a partir de janeiro de 2021, serão efetivadas mudanças nos seus regimes tarifários de importações.
Entre as modificações, destaca-se que: alguns produtos terão suas alíquotas de importação liberalizadas, portanto, reduzidas a zero, alguns passarão a ter tarifas simplificadas, por exemplo, tarifas mistas alteradas para apenas ad valorem, e outros ainda terão suas tarifas reduzidas, além da medida de simplificação.
A proposta do Reino Unido inclui a simplificação das tarifas de importação aplicadas sobre 563 produtos do agronegócio. Os bens para os quais as alíquotas foram reduzidas representaram 47,3% do comércio de produtos do agronegócio mundial com o Reino Unido.
É importante ressaltar que as alterações tarifárias realizadas pelo Reino Unido se aplicam a todos os países, não somente ao Brasil.
Conte sempre com uma consultoria experiente e com profissionais qualificados para obter as melhores soluções!!!
MLuz Consultoria
Comments