top of page

Projeção de PIB fraco em 2022 e escalada dos juros afeta avaliação de empresas

Com uma projeção de PIB fraco em 2022 e escalada dos juros, movimento de revisão na avaliação de empresas por parte de bancos e casas de análise é acentuado.


Embora esteja sendo previsto um bom desempenho para a maioria das companhias, o ambiente macroeconômico de incertezas na política e na economia leva a uma precificação de crise para os ativos.


Diante deste cenário, reduções feitas pelos bancos no preço-alvo, valor estimado para uma ação em 12 meses, estão ocorrendo de forma acentuada.


Um dos grandes motivos para isso é o aumento da taxa Selic, que passou de 2% ao ano em janeiro de 2021 para 9,25% em dezembro.


A boa notícia é que isso faz com que bons ativos se tornem interessantes para compra.


A avaliação das empresas se baseia no fluxo de caixa descontado, que consiste em consiste em trazer os fluxos de caixa futuros das empresas para o presente, descontados pela taxa de juros.


O método de fluxo de caixa descontado leva em conta, em suas projeções de fluxos de caixa futuros, informações a respeito do mercado econômico em escalas micro e macro.


Assim, por meio do fluxo de caixa descontado, é possível construir uma avaliação abrangente e atenta do cenário empresarial a um contexto mais amplo, no qual as empresas estão inseridas.


Fazer o Valuation de um empresa é muito importante para conhecer seus diferenciais competitivos, estudar o histórico financeiro e operacional, entender as premissas relevantes para o negócio, conhecer a evolução dos resultados, entre outros.


Para avaliar sua empresa conte sempre com uma consultoria experiente e com profissionais qualificados.


Até a próxima!!!

MLuz consultoria

3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page