top of page

Saiba porque muitas das empesas que fizeram IPO em 2021 tiveram redução em seu valor de mercado

O salto no número de investidores na Bolsa, em um ambiente de juros baixos, levou muitas empresas a buscarem o mercado de renda variável para obter recursos.

No meio do caminho, porém, estavam uma inflação persistente, turbulências políticas e dívidas judiciais a serem pagas.


Segundo levantamento da Economatica, das 46 companhias que fizeram ofertas públicas iniciais de ações (IPO, na sigla em inglês) este ano, 24 tiveram redução em seu valor de mercado, quando se compara o fechamento de ontem com o dia da abertura de capital.


O próprio Ibovespa, principal índice da B3, está bem longe do patamar de 130 mil pontos, registrado no início de junho.


Principais motivos para desvalorização

Alta de juros e ambiente econômico ruim estão entre os fatores para a desvalorização.


O cenário macroeconômico ruim é o principal motivo citado, pois tende a punir empresas com pouca liquidez no mercado, isto é, com poucos papéis em circulação, e que ainda precisam convencer investidores sobre seu modelo de negócios.


Em momentos de instabilidade, como o atual, esses ativos são os primeiros a serem descartados por fundos e investidores.


Setor de tecnologia

Juros elevados tendem a prejudicar empresas do setor de tecnologia, que precisam levantar capital para garantir seu crescimento no longo prazo, mesmo que tenham prejuízo nos primeiros anos.


Analistas citam ainda, como motivo para as quedas, o fato de que muitas dessas empresas ou abrem os caminhos para um setor no mercado de capitais ou são de mercados com pouca representatividade.


É o caso das empresas do agronegócio, setor com forte presença no Produto Interno Bruto (PIB) do país, mas com poucas listadas na Bolsa.


Otimismo se mantém

As empresas ainda asseguram que fundos e investidores que ajudaram a ancorar os IPOs permanecem, apesar da turbulência e que o dinheiro obtido nos IPOs permitiu a expansão dos negócios de forma acelerada em setores onde a competição é cada vez mais forte.


IPOs, são processos complexos, custosos e que exigem uma adequação de processos internos.


Conte sempre com uma consultoria experiente e com profissionais qualificados para obter as melhores soluções.


Até a próxima!!!

MLuz Consultoria

3 visualizações0 comentário

Opmerkingen


bottom of page