O superior Tribunal de Justiça confirmou decisões de instâncias inferiores e estabeleceu que os valores a serem recebidos por beneficiários em decorrência da morte do segurado contratante de plano de previdência no modelo VGBL não integram a herança e, portanto, não se submetem à tributação pelo ITCMD.
Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL) é um tipo de plano de previdência privada oferecido e distribuído por seguradoras, além de bancos, corretoras de valores.
Ele é recomendado para quem entrega a declaração simplificada do imposto de renda, aquela com desconto único de 20% na base de cálculo do IR e que não permite aproveitar as deduções. Em razão disso, na hora do resgate ou do pagamento dos benefícios, o imposto incide apenas sobre a rentabilidade do plano.
É especialmente indicado a quem está pensando em fazer o planejamento sucessório – ou seja, determinar quem serão as pessoas que receberão o dinheiro que sobrar após sua morte.
Ao contrário de seus outros bens, os recursos aplicados nesse tipo de plano não entrarão no espólio nem no inventário. Isso é um grande negócio por dois motivos: inventários podem se arrastar por meses ou até anos e, além disso, a transmissão dos recursos para os beneficiários não sofre a cobrança do imposto estadual sobre as heranças e doações, o ITCMD.
É considerado um plano de previdência aberta, onde qualquer interessado pode aderir, se opondo aos planos fechados, oferecidos por empresas a seus funcionários e entidades profissionais a membros das suas categorias.
Poupar para a aposentadoria é um mal necessário no Brasil. Os benefícios pagos mensalmente pelo INSS para trabalhadores da iniciativa privada são baixos ante o custo de vida corrente. Diante disso, torna-se extremamente importante constituir uma reserva financeira que permita desfrutar da fase final da vida com mais conforto e segurança. Planeje seu futuro!
Conte sempre com uma consultoria experiente e com profissionais qualificados para obter as melhores soluções.
Até a próxima!!!
MLuz Consultoria
Comments