top of page

Pequenas empresas fecharam 2022 com mais dinheiro em caixa

Monitoramento feito mostra que crescimento das PMEs em 2022 foi sustentado pelo avanço dos negócios, principalmente do Centro-Oeste.


Comércio, indústria e agropecuária foram os três com maior crescimento segundo levantamento feito com empresas com faturamento de até R$ 50 milhões anuais e com base em 692 atividades econômicas.

Negócios do Centro-Oeste foram os que mais avançaram na movimentação financeira real. A variação positiva foi de 7,9% na comparação com 2021. A região foi seguida pelo Sul (+6,1%). Os negócios da região Sudeste acumularam crescimento de 4,3%.


No setor Agropecuário, o crescimento foi de 16,7%.


Para o comércio, o crescimento de 5,5% ante 2021 foi puxado pelo avanço das PMEs do setor varejista (+7,6%), enquanto o segmento atacadista avançou de modo mais modesto (+5,9%).


Apesar da projeção que apontava que a indústria poderia ser um dos destaques negativos em 2022, especialmente por conta do desbalanceamento das cadeias produtivas globais, o setor teve saldo positivo de 2,1%. O resultado foi condicionado pela retomada de alguns segmentos de transformação, como produtos químicos, têxteis, fabricação de autopeças e preparação de couros e fabricação de artefatos de couro, artigos para viagem e calçados.


O setor de serviços também avançou em 2022, ainda que discretamente (+0,9% ante 2021) diante dos efeitos do ambiente macroeconômico mais adverso, com subida de juros e queda da confiança do consumidor. Já os negócios focados em infraestrutura patinaram 0,9% ante a 2021.


No recorte regional, as PMEs do Nordeste e Norte tiveram retração da movimentação financeira de 2,1% e 10,3%, respectivamente.


Novos desafios em 2023


O ano de 2023 indica um crescimento de 1,5% em 2023, com perspectivas positivas, especialmente para as atividades dos setores agropecuário, comércio e serviços. Por outro lado, as taxas de juros elevadas devem impedir um crescimento mais substancial do consumo das famílias, com reflexos diretos sobre o comércio e os serviços.


Conte sempre com uma consultoria financeira qualificada e com profissionais experientes para obter as melhores soluções!!!


MLuz Consultoria

2 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page