top of page

M&A: Aquisição da Easynvest pelo Nubank

O atual cenário econômico com o menor patamar histórico da taxa SELIC (Sistema Especial de Liquidação e Custódia) colabora para que as empresas acelerem seus planos de investimentos em ativos para expansão dos seus negócios. A aquisição da Easynvest pelo Nubank é mais um grande exemplo.

Aquisições do Nubank em 2020


Esta é a terceira aquisição do Nubank neste ano. O banco digital comprou a consultoria de tecnologia Plataformatec no começo do ano e adquiriu a empresa americana de engenharia de software Cognitect em julho.


Principais razões da aquisição da Easynvest


Diversificar o portfólio de produtos


Aquisição visa permitir ao Nubank diversificar seu portfólio de produtos, que até então estavam focados em cartões de crédito, contas e crédito pessoal e migrar para a distribuição de investimentos, um negócio potencialmente mais lucrativo.


Aumentar a receita e o número de clientes


Essa aquisição permitirá o Nubank gerar receitas a partir de corretagem em investimentos além de atrair outro tipo de público para a plataforma e proporcionar o acesso aos investimentos de forma facilitada.


Se fortalecer contra a concorrência


O acirramento da concorrência justifica o casamento do banco com a plataforma de distribuição de investimentos Easynvest, uma corretora com 1,5 milhão de clientes.

Adquirir uma plataforma consolidada acelera a entrada no mercado e coloca o Nubank em uma posição relevante.


O que muda para os clientes do Nubank e Easynvest?


Por enquanto, nada muda para os clientes das duas plataformas. As empresas permanecem operando normalmente e de maneira independente.


Por que muitas empresas estão sendo compradas?


Com taxas de juros baixas, é mais rentável para as empresas investirem do que deixar o capital alocado em uma aplicação financeira. Muitos empresários estão, inclusive, adquirindo empréstimos para expandir seu negócio.


Estratégias de gestão financeira


Uma dívida controlada pode ser benéfica quando o capital é utilizado para inovação e crescimento. Com uma boa estratégia e gestão financeira, as receitas tendem a superar as taxas de juros dos empréstimos. Assim, é possível retornar o capital que foi emprestado e ainda ter lucro na operação.


CADE aprova a aquisição da Easynvest pelo Nubank


A compra da Easynvest pelo Nubank foi aprovada, sem restrições, pela Superintendência-Geral do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), conforme decisão publicada dia 27/10 no Diário Oficial da União.

Além do Cade, a aquisição precisa da aprovação do Banco Central, o que deve acontecer entre três e seis meses após o anúncio da aquisição, feito em 11 de setembro pelo Nubank.


Função do CADE


O CADE tem por função defender a livre concorrência. Desta forma, ele pode vetar ou autorizar as fusões e aquisições de uma empresa.

Esta atuação visa coibir práticas predatórias de preços, vendas casadas, preços abusivos ao consumidor e a formação de cartéis que obtém margens muito acima do mercado por conta da fixação de preços.


Expectativa do mercado


A expectativa do mercado é que o Banco Central aprove a aquisição da Easynvest pelo Nubank. Isso porque os serviços prestados são complementares, de forma a não impactar diretamente o consumidor quando se trata de fixação de preços.

A fusão ou a aquisição de uma organização é um processo complexo e com riscos envolvidos. Por isso, ter o acompanhamento de profissionais qualificados é extremamente importante.

Conte sempre com profissionais de experiência no mercado para realizar as melhores negociações para a sua empresa.


Até a próxima!!!


MLuz Consultoria

32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page